Como Plantar Echeveria: Espécies, Cuidados, Decoração e Dicas

O gênero Echeveria conta com diversas espécies e variedades de belas suculentas para cultivar no interior e exterior. Confira nossas dicas de cultivo!

Publicado em e atualizado em: 23-04-2022 por Lory Aguiar

Echeveria é uma das minhas suculentas favoritas. Ela apresenta folhas carnudas em formato de flor. Por conta dessa característica, também é chamada popularmente como rosa de pedra.

Bola de Neve mexicana em vaso

Seu florescimento se dá na primavera e verão, surgindo flores nas cores branca e vermelha. Cuidar dessa planta é uma tarefa bem fácil, podendo ser cultivada tanto no interior quanto no ar livre.

com flores

As echeverias são plantas nativas da América. Boa parte das espécies ocorre no México. Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, você vai aprender como cultivar echeveria na sua casa.

Como cuidar da Echeveria

Echeveria

Confira algumas características e dados técnicos/botânicos da planta:

Nome científicoEcheveria
Nomes popularesEcheveria, rosa-de-pedra, Bola-de-Neve-mexicana
FamíliaCrassulaceae
OrigemMéxico
TipoPerene
Echeveria
com pontas avermelhadas

Como Plantar Echeveria

Confira as condições ideias de plantio e os cuidados necessários para cultivar echeveria em vasos, canteiros, bacias, no interior e exterior:

  • Luz: eis uma planta de sombra parcial. Existem variedades que até suportam incidência direta de luz solar. O importante é que ela não sofra choques de mudanças de luz. Portanto, tome cuidado ao mudar muito essa planta de lugar. Vale dizer também que ela não tolera geadas.
  • Irrigação: a rega deve ser mais frequente durante o crescimento da planta. Sempre que o solo secar, você deve fornecer umidade. No inverno, você deve diminuir a frequência tanto de irrigação como de fertilização, dado que é um período de descanso para a planta.
  • Solo: o maior cuidado com o solo é quanto a drenagem, uma vez que essa suculenta é muito suscetível a podridão das raízes devido ao excesso de umidade. Ao cultivar em vasos, opte por vasos feitos com materiais que permitam uma boa drenagem.
  • Replantio: pode ser feito a cada dois anos colocando-a em um vaso maior.
  • Poda: a echeveria dispensa a poda. Você deve apenas remover folhas mortas.

Espécies de Echeveria

Cuidados com Echeveria

Confira as espécies populares da planta e suas respectivas características:

  • Echeveria Elegans: espécie nativa do México, muito fácil de se cultivar. Apresenta um crescimento lento e produz flores muito semelhante a rosas. Embora seja uma planta de pequeno porte, deve ser replantada com uma grande frequência devido a sua taxa de crescimento acelerado.
  • Echeveria Agavoides: se você busca por uma suculenta que produz flores coloridas, essa é uma boa pedida dentro do gênero Echeveria. Eis uma planta de baixa estatura que produz flores vermelhas na primavera.
  • Echeveria Imbricata: eis uma espécie híbrida com folhas de um verde azulado. É uma das suculentas mais resistentes e fáceis de se cultivar em casa. Por ser nativa da América do Sul, se adapta muito bem ao solo e clima brasileiros. Eis uma planta que pode ser cultivada tanto em ambiente fechado quanto ao ar livre.
  • Echeveria Peacockii: uma espécie do gênero muito fácil de se cultivar, que gosta de climas quentes e secos. O maior cuidado que você deve ter com a Echeveria Peacockii é quanto a irrigação.
  • Echeveria Lilacina: outra espécie nativa de áreas quentes e secas do México. O mais legal dessa espécie é a tonalidade de suas folhas, que se apresentam em lilás. Eis uma planta de crescimento lento que apresenta flores perfumadas na cor rosa.
  • Echeveria Lola: eis uma espécie híbrida entre lilacina e derenbergii. Ela é uam variedade pequena, que exige bastante sol para seu desenvolvimento e florescimento. Suas flores se apresentam nas cores rosa e amarelo. Por fim, eis uma variedade que atrai muitos polinizadores para o seu jardim.
  • Echeveria Setosa: outra planta mexicana que gosta muito do calor. Essa suculenta é perfeita para o cultivo no interior, principalmente pelo fato dela ser muito sensível a baixas temperaturas. Eis uma planta de crescimento lento e baixo porte, podendo atingir até dez centímetros de altura. Suas flores são na cor vermelha e crescem em cachos exalando um agradável perfume que atrai beija-flores para o jardim.
  • Echeveria Pulidonis: planta nativa da América Central, de crescimento bem lento e baixa estatura. É fácil identificar essa variedade devido as suas folhas mais escuras que outras. Sua floração ocorre na primavera, premiando o jardineiro com flores na cor amarela.
  • Echeveria Nodulosa: eis uma das variedades mais exóticas deste gênero de suculentas. Ela apresenta folhas verdes com listas vermelhas, fazendo uma espécie muito cotada para a decoração de ambientes. Suas flores podem atingir até um metro de altura em formato ereto.
  • Echeveria Laui: existem muitas espécies híbridas que derivam da Echeveria Laui. Ela é uma suculenta de folhas azuladas, com baixíssima taxa de crescimento. Por ser uma planta do tipo policarpiciana, ela dá flores várias vezes por ano.
  • Echeveria Pulvinata: outra variedade mexicana do tipo perene muito fácil de se cultivar. Ela pode atingir até trinta centímetros de altura e sua propagação é muito rápida. No fim dos meses de inverno, seu florescimento ocorre bonificando o jardineiro com flores vermelhas alaranjadas.
  • Echeveria Subsessilis: outra planta nativa do México do gênero echeveria. A subsessilis tem flores amarelo alaranjadas ou vermelhas que surgem geralmente na primavera. Essa é uma planta boa para cultivar no quintal de casa, uma vez que aprecia muito o sol.
  • Echeveria Prolifica: essa espécie conta com uma característica muito exótica que são as suas bordas em tom de rosa. Eis uma planta de baixo crescimento cujo florescimento ocorre na primavera e verão. Suas flores são na cor amarela em forma de sino.
Cuidados com rosa de pedra

Como Cuidar da Echeveria

Confira algumas perguntas e respostas comuns sobre o cultivo deste gênero:

Onde comprar Echeveria?

Essa é uma planta fácil de ser encontrada em lojas de plantas. Você também pode comprar pela internet. Por fim, caso tenha um amigo jardineiro, pode pedir para ele, uma vez que elas se propagam com muita facilidade. Na hora da compra, veja se as folhas estão saudáveis, firmes e sem a presença aparente de doenças.

Como propagar Echeveria?

Ela pode ser propagada a partir de sementes ou estacas. O cultivo a partir de sementes é mais demorado e difícil. Recomendamos a propagação através de estacas.

Por que as folhas da minha suculenta estão pálidas?

A palidez nas folhas pode indicar falta de luz solar.

Por que as raízes estão apodrescendo?

Isso ocorre quando a planta esta recebendo mais irrigação do que o necessário.

Veja mais fotos da planta:

Echeveria com flores
Echeveria em vaso
Especies do genero
Fotos das folhas
Fotos da suculenta
Fotos de Bola de Neve mexicana
Genero de suculentas
Imagens de Bola de Neve mexicana
Imagens de Echeveria
Plantar rosa de pedra
Plantas do genero Echeveria
rosa de pedra
rosa de pedra 1
suculenta de baixo porte
suculenta em vaso
suculenta mexicana

Você também vai gostar: Tutorial de Kokedama

Você curtiu as dicas? Qual é a sua dúvida sobre como plantar echeveria? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Echeveria: Espécies, Cuidados, Decoração e Dicas. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.