9 Dicas de Como Atrair Polinizadores para o Jardim

Quer atrair abelhas, beija-flores, colibris e borboletas para o seu jardim? Confira as nossas dicas!

Publicado em e atualizado em: 14-02-2022 por Lory Aguiar

Beija-flores voando pelo jardim, borboletas adicionando cor e alegria e o zumbido das abelhas pode parecer muito atraente. Todavia, apenas plantar flores não atrai polinizadores para o jardim. Você reunir algumas condições para tornar a sua casa atrativa para esses animais e insetos. No guia de hoje do Meu Verde Jardim, vamos te instruir sobre o que você deve fazer para atrair polinizadores para o jardim.

agente polinizador

Os polinizadores atuam no ciclo reprodutivo das plantas, além de também agirem purificando o ar, estabilizando o solo e contribuindo para o equilíbrio ecológico da região. Portanto, existem muitos motivos para você querê-los no seu jardim. Mas como atraí-los? É o que veremos a seguir.

Como Atrair Polinizadores para o Jardim, Quintal e Plantas

atraindo polinizadores

Abelhas, colibris, beija-flores, borboletas, seja qual polinizador seja mais comum na sua região, é possível tomar algumas ações para fazê-los mais presentes na sua casa. Confira algumas dicas:

  • Plante plantas nativas: os polinizadores locais se interessam muito mais pela flora local. Portanto, escolha algumas plantas nativas para ter em seu jardim. Além de atrair muitos polinizadores, elas costumam ser mais fáceis de se cultivar por já se adaptarem ao solo e clima da região.
  • Evite as híbridas: as plantas híbridas podem ser escolhas perfeitas para quem quer cultivar espécies exóticas, mas costumam ser uma péssima escolha se você deseja atrair polinizadores. Isso ocorre por conta delas contarem com uma menor quantidade de pólen e néctar que as versões mais puras.
  • Planeje a floração: algumas plantas florescem apenas em algumas estações do ano. O ideal é você combinar diversas espécies de modo a ter flores no seu jardim durante todo o ano, atraindo polinizadores de todos os tipos. Leia também sobre flores perenes.
  • Coloque um bebedouro de água: fornecer água aos beija-flores e colibris pode ser uma excelente ideia para tê-los sempre no seu quintal. Você encontra modelos decorativos desses bebedouros em lojas virtuais de jardinagem.
  • Crie um mix de plantas: para atrair diferentes polinizadores, você precisa de diferentes espécies, diferentes cores, diferentes aromas, diferentes portes. Portanto, criar um mix com bastante variedade fará com que você atraia mais polinizadores para o seu jardim.
  • Cultive uma árvore de frutas: aves costumam ser muito atraídas por árvores frutíferas. Além disso, você tem uma fonte de fruta fresca e orgânica durante toda a fase de colheita.
  • Use pesticida com cuidado: embora esses produtos sejam excelentes formas de manter sua horta e plantas longe de infestações de pragas, eles podem acabar por repelir ou matar polinizadores legítimos.
  • Cultive plantas que atraem polinizadores: existem plantas específicas que atraem certos polinizadores. Confira abaixo uma lista delas por agente polinizador.
  • Observe: por fim, tome sempre notas sobre o que esta acontecendo no seu jardim. É fácil identificar quais são aquelas plantas que estão atraindo mais polinizadores e propagá-las ainda mais.

Plantas e Flores que Atraem Polinizadores

atrair abelhas

Confira abaixo as melhores plantas para atrair polinizadores:

Quais são as melhores plantas para atrair beija-flores?Lobelia, peônia, hibiscos, agastache e salvia.
Quais são as melhores plantas para atrair borboletas?Flores de cores vivas, como áster, verbena, margaridas, girassol e asclepias.
Quais são as melhores plantas para atrair abelhas?Asclepias, áster, salvia, veronia, agastache, hortelã, orégano, manjericão.
Plantas e Flores que Atraem Polinizadores

Dúvidas sobre Polinizadores

como atrair polinizadores

Confira algumas questões mais comuns sobre polinizadores:

O que são polinizadores?

Polinizadores, ou agente polinizadores, são grupos de insetos e animais que desempenham um papel fundamental no ciclo reprodutivo das plantas. Eles são responsáveis por propagar o pólen entre as plantas. Nele, são encontrados os materiais genéticos necessários para a reprodução de plantas.

Quais são os polinizadores mais comuns?

O polinizador mais comum na sua região depende do clima, da flora local e das condições reunidas na sua casa. Entre os polinizadores mais populares, podemos citar abelhas, beija flores, borboletas, besouros, libélulas, mariposas, morcegos e alguns pássaros. Em certas regiões, até mesmo mamíferos atual como polinizadores.

Qual é a diferença da polinização direta, cruzada e artificial?

A polinização direta é quando a própria flor consegue se autopolinizar. Já a polinização cruzada é quando existe a ação de uma gente polinizador, levando o pólen de uma planta a outra. Por fim, a polinização artificial é feita quando o ser humano influencia no processo reprodutivo da planta.

Quais vegetais são autopolinizáveis?

Existem certos vegetais que não precisam de agentes polinizadores ou polinização humana. Isso significa que eles têm flores com partes masculinas e femininas, podendo se autopolinizar. Entre esses vegetais, podemos citar os tomares, a berinjela, as pimentas, o quiabo, o feijão e a ervilha.

Quais vegetais precisam de polinização cruzada (por insetos)?

Entre os vegetais que precisam de agentes polinizadores para seu ciclo reprodutivo, podemos citas os melões, as abóboras, os pepinos, e frutas como a maçã, o pêssego, a cereja e a amora.

O que é polinização insuficiente?

Quando uma planta exige agentes polinizadores para seu ciclo reprodutivo e ele não ocorre, chamamos de polinização insuficientes. Isso pode causar o atrofiamento da planta, além do seu amarelamento e apodrecimento.

Leia também: Cultivo de Abacates e Como Fazer Caminhos de Pedras no Quintal

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que iremos te ajudar!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 9 Dicas de Como Atrair Polinizadores para o Jardim. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.