Manual de Como Plantar Abacate em Casa (Persea Americana – Abacateiro)

Passo a passo de como plantar um abacateiro na sua casa.

Publicado em e atualizado em: 18-09-2021 por Lory Aguiar

O abacate é o fruto do abacateiro, conhecido cientificamente como persea americana. Eis uma planta nativa de climas quentes e secos, que pode ser cultivada facilmente no Brasil. Quer aprender como plantar um abacateiro na sua casa? Confira esse novo guia do Meu Verde Jardim.

abacateiro

Os abacates são consumidos e cultivados pelo homem na América Central há pelo menos 10.000 de anos. A fruta se espalhou e se popularizou pelo mundo através dos espanhóis, no século 19.

abacates verdes

Eis um fruto muito versátil, que pode ser consumido de diversas formas, sendo considerado uma das poucas frutas ricas em gorduras saudáveis – uma vez que a maioria das frutas é composta majoritariamente por carboidratos. Abacates são excelentes fontes de potássio – mais ricos no mineral que a banana. Além disso, são excelentes fontes de fibras, gorduras boas, vitaminas e diversos minerais fundamentais para a boa saúde.

Persea Americana

arvore de abacate
Nome científicoPersea Americana
Nome popularAbacate, Abacateiro
FamíliaLauraceae
OrigemAmérica Central
TipoPerene
Ficha botânica do abacateiro

Características do Abacateiro

arvore frutifera

Confira algumas características para identificar a planta:

  • Árvore de clima subtropical.
  • Crescimento rápido.
  • Folhagem densa.
  • Floração durante o inverno.
  • Dois ou três frutos por cacho.
  • Pode atingir até quinze metros de altura.
  • Mais de 400 variedades.
  • Planta do tipo perene.
  • Tem a durabilidade de quatro décadas, em média.
  • Copa larga e densa.

Luz, Solo e Irrigação do Abacate

como cuidar do abacateiro

Confira algumas condições e dicas para o cultivo de abacates:

  • Onde plantar? Localização: abacateiros são plantas sucessoras. Ou seja, de forma nativa, elas costumam crescer em regiões onde outras plantas já cresceram. Por conta disso, a melhor localização é onde outra árvore já cresceu com sucesso por pelo menos dez anos.
  • Luz: embora o abacateiro precisei de muitas horas de sol, principalmente para florescer e dar frutos, você deve tomar cuidado com a exposição direta, que pode ocasionar queimaduras na planta e dificultar o florescimento.
  • Solo: precisa ser bem drenado, rico em matéria orgânica e com baixa salinidade.
  • Irrigação: embora o abacate goste de umidade no solo, ele é pouco tolerante a solos encharcados. Portanto, não deve ser irrigado com muita frequência. Mas embora seja uma planta tolerante a seca, você não deve deixar o solo secar completamente. Nos meses quentes de verão, você deve aumentar as mão na quantidade de água utilizada na irrigação. Durante os meses frios de inverno, você pode reduzir o volume.
  • Fertilização: e como fertilizar um abacateiro? Ele deve ser fertilizado pela primeira vez quando atingir seis meses. Utilize um fertilizante voltado para frutas cítricas em uma dosagem de um terço da concentração recomendada no rótulo. Você pode repetir o procedimento a cada duas semanas, reduzindo para quinzenalmente nos meses frios de inverno.
  • Poda: a poda do abacateiro é uma forma de estimular o seu crescimento e deve ser feita principalmente na parte superior da planta, utilizando as ferramentas adequadas de poda.

Pragas e Doenças do Abacateiro

como cuidar dos abacates

Confira abaixo os principais problemas, pragas e doenças do abacateiro e as melhores soluções para te ajudar a resolver com o mínimo de dor de cabeça possível:

Folhas do Abacateiro Ficando Marrons

Se as folhas do seu abacateiro estão ficando na cor marrom, significa que existe algo de errado nas condições de plantio. Quando as folhas estão quebradiças, significa que esta faltando umidade no solo. Se as raízes da planta estão apodrecendo, significa que há o excesso de água. O uso de um substrato ou fertilizante inadequados também pode ocasionar o mesmo problema.

Apodrecimento das Raízes do Abacateiro

raizes apodrescendo

Outro problema comum ocorre quando o solo não oferece boa drenagem ou o jardineiro exagera na irrigação da planta. As raízes do abacateiro são pouco tolerantes a ambientes encharcados, ocasionando uma proliferação de fungos que leva a uma morte lenta da planta. Embora seja muito difícil identificar visualmente este problema, você irá sentir um cheiro ruim saindo do solo quando as raízes estiverem apodrecendo.

Ácaros e Cochonilhas

Como identificar ácaros

Em climas quentes e secos, é comum a infestação de parasitas como ácaros e cochonilhas. A melhor forma de prevenir o aparecimento dessas pragas é através da irrigação frequente, nunca deixando o solo secar completamente.

Danos do Frio

Como proteger o abacateiro do frio? Se você esta cultivando o abacateiro em uma região fria, principalmente com muita incidência de vento, você poderá ter problemas com o congelamento da planta, que leva a queda de frutos e folhas. A melhor pedida é mover a planta para uma região com menor incidência de vento e mais luz solar, o que pode atenuar os efeitos do frio.

Folhas do abacateiro ficando roxas

Outro problema comum pode ser as folhas começarem a ficar roxas. Esse é um sinal de deficiência de fósforo, ocorrendo mais em plantas mais novas, que costumam drenar mais nutrientes do solo. Nesse caso, compre um fertilizante rico em fósforo e aplique com moderação.

Folhas do abacateiro ficando amarelas

O amarelamento das folhas do seu abacateiro pode ter diversas causas. Uma delas é a queimadura de sol, que costuma ocorrer com plantas mais expostas a luz direta do sol. Outro fator que leva isso é o envelhecimento da planta, onde naturalmente ocorre um amarelamento nas folhas, sendo parte natural de seu ciclo de vida. Por fim, outra causa para as folhas ficarem amarelas pode ser a presença de ácaros, facilmente resolvido com um inseticida.

Folhas do abacateiro ficando pretas

Existem duas principais causas das folhas de abacate ficando pretas: a primeira, e mais provável, é o apodrecimento das raízes da planta (comentado acima). A segunda é o excesso de sódio e cloreto no solo. Nesse segundo caso, a solução é utilizar água filtrada para irrigar a sua planta.

Folhas do abacateiro caindo

Um problema menos comum é a queda de folhas da planta de abacate. Ela geralmente é ocasionada ou pela infestação de pragas, como ácaros, ou pelos danos de geadas do inverno. Na primavera, existe uma queda normal (natural) das folhas na qual você não deve se preocupar.

Manchas brancas nas folhas

Como tirar mofo branco

A presença de manchas brancas nas folhas pode indicar a infestação de pragas como ácaros e moscas brancas, além de doenças provenientes de fungos, como o oídio. Uma boa solução para isso é borrifar óleo de neem nas folhas.

Perguntas e Respostas sobre Como Plantar Abacates

Ficou ainda com alguma dúvida? Confira um FAQ com as questões mais frequentes feitas em relação a essa planta frutífera:

O que é o abacate?

É um fruto nodoso, na cor verde e preto, com o tamanho e a forma de uma Pêra. É considerado uma das frutas tropicais mais consumidas do mundo, tendo inúmeras utilizações.

Quanto tempo demora pro abacate amadurecer depois do florescimento?

De 6 a 18 meses de acordo com a variedade.

Quanto tempo vive um abacateiro?

Quarenta anos, em média.

Como são as flores do abacateiro?

Elas são na cor verde e amarelo, em tamanho pequeno e se manifestam de maneira densa. Suas flores têm partes masculinas e femininos, podendo com isso se autopolinizar sem a necessidade de um agente polinizador.

Como são as folhas do abacateiro?

Elas são na cor verde escuras, brilhantes e ovais. Elas costumam ter cerca de dois anos de vida antes de cair.

O abacate é tolerante a seca?

Sim, mas apenas após alguns anos de adaptação no solo e em temperaturas moderadas.

Posso plantar abacates em vasos?

Sim. O cultivo em vasos não é difícil. Os cuidados são os mesmos citados acima, que valem para abacateiros cultivados ao ar livre.

Quantos abacates um abacateiro produz por ano?

São produzidos cerca de 250 frutos por abacateiro quando ele tem cerca de cinco anos de idade.

Qual é o melhor clima para cultivar abacates?

Os abacates são frutas originarias da América Central, vivendo nativamente em um clima seco e quente. Portanto, eles precisam de luz solar para florescerem e darem frutos. É muito difícil florescer essa planta em ambientes de sombra total.

Quando o abacate amadurece?

Ao contrário de outras frutas, o abacate não amadurece enquanto estiver na árvore. Ele amadurece após ser colhido, de forma natural.

como plantar abacateiro
como plantar abacateiro em casa
como plantar abacates
cuidados com abacateiro
cultivo de abacateiro
cultivo de abacates
Familia Lauraceae
flores da planta
fotos da planta
imagens da planta
Persea Americana
Persea Americana grande
pertencente a familia Lauraceae
verde

Leia também: Como Plantar Goiabeira

Você ainda ficou com dúvidas sobre como plantar abacate passo a passo? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Manual de Como Plantar Abacate em Casa (Persea Americana – Abacateiro). O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.