Por que Meu Cacto Esta Ficando Roxo? Causas, Problemas e Soluções

A mudança de cor é uma forma da planta dizer que tem algo errado! Descubra as causas e soluções dessa roxidão!

Publicado em e atualizado em: 10-03-2022 por Lory Aguiar

Não é normal que o cacto fique roxo. Se isso ocorrer, é um sinal de que você esta negligenciando algum cuidado ou que algum novo problema surgiu na sua planta. Nesse novo guia do Meu Verde Jardim, vamos te mostrar as principais causas e soluções para este problema.

Meu Cacto Esta Ficando Roxo

Os cactos ficam roxos quando estão estressados pelas seguintes condições:

  • Excesso de luz solar;
  • Temperatura inadequada;
  • Excesso de irrigação;
  • Podridão das raízes;
  • Falta de nutrientes;
  • Doenças e pragas.

Como você pode ver, as causas são bem diversas. Mas é fácil identificar o que esta estressando o seu cacto. É o que vamos te ensinar a seguir.

causas de cacto roxo

O que causa o roxeado é a betalaína, que é liberada quando a planta esta estressada. Essa é a mesma substância que dá pigmentação para as beterrabas.

Excesso de Luz Solar

Excesso de Luz Solar

A primeira causa que se deve observar é se a sua planta esta recebendo mais sol do que deveria.

Você pode ficar encabulado com isso, uma vez que cactos são plantas do deserto, acostumadas a receber muitas horas de sol intenso por dia. Todavia, você deve observar o fato de que cactos vendidos em lojas de jardinagem estão mais acostumados com ambientes de estufa, onde a incidência de luz solar não é tão intensa.

Dito isso, podemos concluir que cactos domésticos devem receber um pouco menos de luz solar do que cactos selvagens.

Muito sol, pode causar queimaduras roxeando as folhas da sua planta.

Se esse for o problema, a solução é muito simples. Basta você mudar a posição do seu cacto para uma região com menos luz solar do que ele esta recebendo. Isso pode resolver o problema em poucos dias. Caso não resolva, o buraco pode ser mais embaixo.

Você vai gostar: Cactos Raros e Cacto Parafuso

Muito Calor ou Muito Frio

Muito Calor ou Muito Frio

Outra causa comum esta relacionada diretamente as exigências de temperatura que os cactos apresentam. Tanto o excesso de calor quanto o excesso de frio podem igualmente deixar os seus cactos roxos.

Dicas para resolver este problema:

  • Evite condições extremas de temperatura (muito calor ou muito frio);
  • Evite posicionar seu cacto próximo a lareiras;
  • Coloque ele em uma região com boa circulação de ar;
  • Evite vasos de plástico que podem superaquecer as raízes do cacto – prefira vasos feitos de argila.

Leia também: Cuidados com Cacto Mandacaru

Podridão das Raízes no Cacto

Podridao das Raizes no Cacto

A podridão de raízes é muito comum no caso dos cactos. Isso porque são plantas de baixa irrigação. Muitas vezes, um jardineiro amador não entende as necessidades hídricas e erra na mão na hora de irrigar um cacto.

A podridão de raízes também pode ser causada por inadequações no solo, como a falta de uma drenagem adequada para que o solo absorva bem a água e não fique alagado.

Um dos sinais da podridão é que os cactos começam a ficar roxos. Isso ocorre porque as raízes não conseguem mais absorver os nutrientes quando começam a apodrecer. Quando faltam os nutrientes, a cor começa a se modificar lentamente.

Leia também: Como Cuidar do Cacto Amendoim

Como resolver:

  • Remova folhas e raízes podres com uma tesoura de jardinagem;
  • Reduza a frequência de irrigação;
  • Corrija a drenagem do solo, se necessário;
  • Utilize um vaso com boa drenagem.

Solo Pobre

aditivo para solo 1

Outra causa comum para cactos ficando roxo é uma pobreza de nutrientes no solo. Embora os cactos não sejam tão exigentes quanto a nutrientes, a deficiência de magnésio pode ocasionar o problema. Nesses casos, você deve aplicar um fertilizante rico em magnésio.

Veja no vídeo abaixo como preparar o solo para receber cactos:

Aglomeração de Raízes

Nodulos nas Raizes

Outra causa comum para cactos ficando roxo são as raízes aglomeradas. Isso costuma ocorrer quando o vaso utilizado é de um tamanho inadequado para abarcar todo o sistema radicular do cacto.

Quando as raízes ficam muito apertadas, elas têm uma maior dificuldade de absorver nutrientes da terra. A consequência é que a planta fica estressada.

Isso também pode ocorrer com o tempo. Inicialmente, o vaso pode estar no tamanho ideal para abarcar toda a raiz do cacto. Com o tempo ela vai crescendo e precisando de espaço para se desenvolver. Caso você não troque o vaso, a aglomeração de raízes pode ocorrer.

Por isso, é importante replantar o seu cacto após alguns anos de cultivo. Alguns cactos exigem uma maior frequência de replantio. Tudo depende da taxa de crescimento da espécie de cacto cultivada.

Leia também: Cacto Tocha de Prata e Cactos para Comer

Cisto no Cacto

Cisto no Cacto

Por fim, uma causa um pouco mais rara, mas que pode ocorrer: o cisto no cacto, causado por um patogênico chamado Cactodera cacti. Cactodera cacti costuma afetar as famílias cactaceae, apiaceae e euphorbiaceae.

Os sintomas incluem um sintoma visual muito fácil de perceber: pequenas bolinhas na cor branca que surgem na planta.

Se isso ocorrer, é muito difícil salvar a sua planta. É melhor agir prevenindo. A prevenção consiste em sempre plantar as suas plantas em um solo limpo, uma vez que o cisto costuma já estar infectado na terra.

Caso esse patogênico surja, recomendamos que você dispense sua planta, pois ele pode infectar outras plantas causando uma grande dor de cabeça no seu jardim.

Conseguiu identificar qual é o problema que esta deixando o seu cacto roxo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Por que Meu Cacto Esta Ficando Roxo? Causas, Problemas e Soluções. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.