Como Regar as Plantas da sua Casa Corretamente [Passo a Passo]

Você tem dúvidas sobre como regar as suas plantas? Até o final desse artigo, vamos tirar todas elas!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

De todos os problemas que podem surgir nas suas plantas, a irrigação é o principal e o mais comum. A maior causa de morte de plantas domésticas é uma irrigação irregular, errônea ou até mesmo a sua ausência.

As plantas têm muitas razões para serem amadas: removem a poluição da atmosfera, reduzem o nosso estresse e a nossa ansiedade, aumentam o nosso foco, oferecem frutos, flores e legumes e, por fim, ornamentam o ambiente. Todavia, para tê-las é preciso tomar alguns cuidados e precauções para que elas se mantenham vigorosas e bem desenvolvidas.

As plantas foram projetadas por Deus para viver segundo as regras da mata. Quando a trazemos para dentro de casa ou para o nosso quintal, temos que tomar algumas precauções para que elas se adaptem ao novo ambiente. Entre essas precauções, a rega deve ocupar o primeiro lugar.

Irrigação De Plantas

Os problemas surgem pelo fato de que as plantas devem ser regadas sob medida. Uma ausência de rega pode matá-las, assim como o excesso pode afogá-las. E cada planta carrega as suas peculiaridades em relação a isso. Isso também vale para nós, seres humanos. Se bebermos muita água, podemos colocar para fora muitos nutrientes. E se bebermos pouca, teremos diversos problemas de saúde.

Então o ponto chave que você deve compreender é esse: cada planta terá uma necessidade de água diferente.

Algumas plantas resistem a falta de água por semanas. A exposição a luz solar, a temperatura do ambiente e a umidade do solo também são fatores que influenciam a medida correta da regagem. A fase de crescimento de uma planta também pode fazê-la exigir mais água para o seu desenvolvimento.

Nesse guia, você vai aprender a identificar quando uma planta precisa de irrigação. Também vamos te orientar sobre quando regar e como regar. Ao fim dele, segue um FAQ com perguntas e respostas mais frequentes sobre irrigação. Se você quiser informações específicas sobre algumas plantas, pode conferir em nosso blog. Fazemos artigos específicos com as características e demandas de água de cada planta em específico.

Como saber quando uma planta precisa de regagem?

Como Saber Quando Uma Planta Precisa De Regagem

Na esmagadora maioria das espécies, é possível fazer um teste manual. Você deve tocar no solo com as pontas dos dedos, de modo a afundar um pouco os seus dedos. Se o solo estiver seco, as suas plantas precisam de irrigação.

Algumas plantas exigem mais água, como as suculentas. Nesse caso, a irrigação deve ser feita mesmo quando o solo estiver úmido.

Outro sinal claro são folhas murchas. Porém, esse sinal pode ser tanto de falta de água como de excesso. Por isso, deve ser avaliado caso a caso.

Quando irrigar?

A regagem deve ser feita de acordo com a necessidade individual de cada planta, considerando a fase que ela se encontra em seu crescimento.

A maior parte das espécies exigem uma maior irrigação durante o período de primavera e verão. E costumam suportar uma menor irrigação durante as estações de outono e inverno. Dado isso, podemos concluir que elas exigem mais irrigação durante a fase de crescimento, como um bebê que anseia por leite.

Por conta disso, estabelecer um hábito de regar todas as plantas em um mesmo horário todos os dias pode não ser uma boa ideia. Todavia, estabeleça um horário fico para constar se o solo esta ou não úmido, o que pode ser muito eficiente.

Quando Irrigar

O melhor horário para realizar a rega é pela parte da manhã, dado que ela terá um dia de sol para remover o excesso de umidade. Regar pela parte da tarde ou no período noturno pode aumentar a proliferação de doenças e fungos em suas plantas – justamente para elas não terem o tempo de sol para a remoção do excesso de umidade. Ainda por isso, você deve evitar regar muito as suas plantas em dias de clima nublado.

Existem sistemas de regagem automática – dos quais trataremos em outro artigo. Mas que são muito interessantes caso você não tenha tempo para cuidar das suas plantas. Eles podem ser regulados para atender às demandas específicas de cada planta.

Dúvidas e Respostas

Dúvidas E Respostas

Vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes que você pode ter ao regar as suas plantas. Respondemos cada uma delas abaixo. Caso você tenha alguma dúvida que não apareceu aqui, deixe um comentário.

Qual água devo usar?

Assim como nós, humanos, não gostamos de tomar banhos gelados – ainda mais em dias frios -, as plantas também não gostam de água muito gelada. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento principalmente de plantas mais tropicais. O ideal é você encher o regador de deixá-lo descansando para assumir a temperatura ambiente. Faça isso caso a água da tornei estiver gelada.

Outra dica é coletar a água da chuva, que costuma ser a favorita pelas plantas – especialmente se você não mora em uma região cujo ar seja poluído.

Como devo regar?

O melhor é utilizar um regador com bico longo, que permite com que você controle o volume e direcionamento da água.

Tente regar apenas o solo, evitando molhar as folhas, dado que isso pode potencializar o aparecimento de fungos.

Também é importante que você faça alguns buracos no solos de tempos em tempos, permitindo com que a água penetre adequadamente em todas as raízes das plantas. Muitas das vezes, os solos se solidificam em blocos secos que atrapalham o fluxo de água às raízes.

Qual a quantidade de água ideal?

Já demos uma pincelada na resposta para esta questão no início deste artigo. Algumas plantas vão exigir uma menor quantidade de água, como cactos por exemplo. Já a grande maioria vai necessitar de uma irrigação abundante.

O grande truque para regar adequadamente as suas plantas é conhecer cada planta. E como fazer isso? O nosso blog é farto em artigos sobre cada uma das espécies de plantas. Trazemos tudo o que você precisa saber para plantar, cultiva e cuidar delas adequadamente. Procure, em nosso blog, pelo nome das suas plantas e verá a quantidade adequada de irrigação para cada uma delas.

Qual é a sua principal dificuldade em regar as suas plantas? Quais são as suas dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.