Escudo Persa é uma linda planta perene para cultivar no interior de casas e apartamentos…
Publicado em 02-06-2021 e atualizado em: 04-09-2021 porEscudo Persa é uma planta tropical muito bonita, perfeita para cultivar em vasos e ornamentar o interior de casa. Suas folhas são de um verde escuro com manchas rochas, o que faz deixa essa planta com uma aparência bem exótica.

Outro ponto a favor dessa planta é a sua facilidade de cultivo. Quer aprender como plantar escudo persa na sua casa passo a passo? Confira esse novo guia do Meu Verde Jardim.

Esse artigo esta dividido em três partes. Primeiro, vamos conhecer algumas características botânicas da planta para você aprender a identificá-la. A seguir, temos um pequeno guia com as dicas de cultivo de forma resumida para você ler de forma rápida. Por fim, trouxemos as respostas as dúvidas mais comuns sobre a strobilanthes dyerianus.

Conteúdo
Strobilanthes dyerianus
Nome científico | Strobilanthes dyerianus |
Nome popular | Escudo Persa |
Família | Angiospermae |
Origem | Ásia |
Tipo | Perene |

Confira algumas das principais características da planta:
- Pode atingir 1 metro de altura.
- Flores pequenas e azuladas.
- Florescimento no inverno.
- Planta de origem asiática.
- Folhagem metálica.
- Planta de crescimento arbustivo.
- Planta com espinhos.
- Apropriada para o cultivo em interior.
- Planta de crescimento rápido.

Leia também: Como Cuidar da Yucca
Como Cultivar Escudo Persa (Tutorial de Plantio)

Veja dicas, ideias e truques para plantar o escudo persa na sua casa:
- Cultivo no interior: essa é uma excelente planta para cultivar dentro de casa, desde que você a coloque em um lugar que receba sol (sem incidência direta). ofereça um solo bem drenado e nutritivo. Por fim, a umidade deve ser mantida elevada, sendo uma excelente planta para cozinhas.
- Companheiras: existem diversas plantas que combinam bem com o escudo persa, seja pela harmonia de cores, seja pelas condições de cultivo. Entre elas, podemos citar a cúrcuma, a gardênia o gênero impatiens.
- Luz: essa é uma planta que aprecia bastante luz, mas nunca luz direta. No cultivo em interior, mantenha próxima a uma janela, mas com uma cortina transparente para reduzir a incidência de raios UV. Essa planta se desenvolve melhor onde ela recebe sombra pela manhã. Na ausência de luz, o brilho das folhas vai se ofuscando.
- Solo: um solo rico em nutrientes, com um bom nível de drenagem e adição de matéria orgânica é o ideal para o desenvolvimento do escudo persa. Você deve utilizar um substrato indicado para plantas domésticas tropicais.
- Cultivo em vaso: o cultivo em vaso exige uma boa drenagem. É possível melhorar a drenagem adicionando perita, cascalho ou areia de horticultura.
- Irrigação: a rega do escudo persa deve ser feita com uma frequência de duas vezes por semana de forma disciplinada para oferecer a umidade necessária para que a planta sobreviva. No inverno, você pode reduzir a irrigação a uma vez por semana. Um bom sinal de que a sua planta precisa de mais água é que a folhagem começa a ficar murcha. A melhor água para regar essa planta é a água filtrada em temperatura ambiente. Vale dizer também que plantas em vasos requerem menos água do que plantas no jardim. O material do vaso também influencia na frequência de irrigação. Vasos de terracota, por exemplo, tem uma menor retenção de umidade do que vasos de plástico.
- Umidade: essa é uma planta que aprecia umidade no ar. Quando cultivada no interior, a umidade ideal é cerca de 40%. Um dos principais sinais de que a planta precisa de mais umidade é que as folhas caem.
- Fertilizantes: você pode adicionar um fertilizante para plantas domésticas com NPK balanceado uma vez por mês durante a fase de crescimento. Evite a aplicação durante os meses de inverno. Opte sempre por fertilizantes de liberação lenta.
- Poda: essa planta pode exigir podas frequentes principalmente para modelar o formato da planta e deixá-la apresentável. Utilize sempre ferramentas adequadas para realizar a poda.

Pragas e Doenças que Afetam o Escudo Persa
Strobilanthes dyerianus pode ser considerada uma planta muiro resistente quando o assunto são pragas. Quando cultivada dentro de casa, as principais dores de cabeça são ácaros, pulgões e cochonilhas.

Você deve sempre procurar sinais de infestações de pragas e resolver com um bom e seguro inseticida.

Já as doenças são bem raras. O problema mais comum são doenças provenientes de fungos como o oídio. Caso você tenha problemas com fungos, é sinal de que você esta irrigando demais ou a umidade esta alta demais para a sua planta.

Dúvidas Comuns sobre o Escudo Persa
Confira algumas das dúvidas mais frequentes sobre a planta respondidas por nossos experts em jardinagem:
Ela não é considerada tóxica ou venenosa para seres humanos ou animais de estimação. Todavia, muitas pessoas relatam que a seiva contida nas hastes pode ocasionar reações adversas quando em contato com a pele.
Isso ocorre caso o solo esteja muito seco. Por ser uma planta tropical, ela exige umidade para sobreviver. Você pode ressuscitar a sua planta regando adequadamente conforme as instruções passadas nesse artigo.
As folhas podem ir perdendo a cor e ficarem marrons por falta de umidade. Novamente, essa é uma planta de origem tropical que bebe muito e é muito sensível a períodos de seca.
Isso novamente tem relação com a incidência de luz solar. Muita luz ou muita sombra podem igualmente desbotar as folhas do seu escudo persa.
Fontes e Referências: [1][2][3]












Você ficou com alguma dúvida sobre como plantar escudo persa na sua casa? Deixe um comentário que iremos te ajudar sanando todas as dúvidas!

Olá, bem vindo ao meu blog! Eu me chamo Lory Aguiar. Sou formada em administração, natural de Pernambuco, graduanda em biologia e amo jardinagem!