Um guia completo de cultivo com o que há de melhor para você!
Para muitos vegetais, como os tomates, as pimentas e as abóboras, a incidência de luz solar é imprescindível. Todavia, se você mora em regiões com pouco sol ou seu jardim tem uma área vasta de sombra, você pode optar por cultivar alguns legumes que se adaptam bem a falta de sol.
No geral, legumes que costumam ser frutos ou raiz exigem incidência de luz solar. Já os legumes que são folhas, caules e brotos podem ser cultivados muito bem na sombra. Neste guia, você vai conferir uma lista dos melhores legumes para ser plantados sem sol.
Dessa forma, você pode otimizar o espaço do seu quintal, deixando os vegetais que exigem sol em regiões de sol e cultivando os que não exigem sol em regiões de sombra.
Rúcula
Eis um daqueles pratos que uns amam e outros odeiam. Com um sabor forte e aroma mais ainda, é um ótimo legume para ser cultivado na sombra, ainda que exija uma pequena de incidência de luz solar para o seu desenvolvimento completo. Ela é bem fácil de se cultivar e exige poucos cuidados.
Feijão
Plantar feijão é mais fácil do que parece. Além de exigir pouco esforço e trabalho, há uma variedade grande de feijões que suportam pouco sol. Outra vantagem é que eles costumam ocupar pouco espaço, otimizando o seu jardim. O ideal é plantá-los a partir de sementes.
Beterraba
Ainda que elas suportam o cultivo em regiões de sombra, elas costumam atingir tamanhos menores nessas circunstâncias. A grande vantagem é que elas exigem pouco espaço. A desvantagem é que devem ser regadas constantemente. Se isso for um árduo para você, evite plantá-las, pois elas exigem raízes bem úmidas para o seu desenvolvimento.
Brócolis
Eis um vegetal muito saudável, excelente para ser cultivado em casa e trazer para a mesa muitos nutrientes essenciais para um corpo saudável e uma mente sã. Ele exige poucos cuidados, precisando apenas ser regado até a colheita.
Couve de Bruxelas
Ainda que demora um bom tempo para se desenvolver, eis um vegetal bonito para se ter no jardim – o seu broto é lindo! A vantagem do couve de bruxelas é poder ser cultivado em regiões frias do país, como o sul.
Couve-flor
Conhecido cientificamente como brassica oleracea, eis um dos legumes mais presentes na mesa do brasileiro. Ainda que ele tolere climas gelados, adapta-se melhor em regiões tropicais. A couve exige muitos cuidados, mas os benefícios de plantá-los são recompensadores – pois é uma delícia na mesa.
Agrião
Eis outro que uns amam e outros odeiam. A sua tolerância a sombra é imensa, podendo ser plantado na ausência total de sol. Seu amadurecimento costuma ser ágil, podendo ser acelerado com a umidificação do solo.
Alface
Eis uma das saladas mais populares no Brasil. Basta um bom tempero e um pouco de sal para o alface ornamentar nossos pratos. A grande vantagem do alface é que ele não exige incidência direta de luz solar e pode ser plantado em regiões mais frias. O sol, ao contrário de muitos legumes, pode acabar por queimar o alface.
Ervilhas
O pai da genética, Mendel, desenrolou toda a sua teoria a partir da observação de plantações de ervilhas. De nome científico psum sativum, as ervilhas crescem muito bem em regiões de parcial sombra. O segredo do cultivo de ervilhas é o tempo. Você deve plantá-lo na hora certa e realizar a colheira antes dos meses mais quentes. Uma grande vantagem de cultivar ervilhas é o espaço, dado que em uma pequena região de terra é possível plantar muitas delas.
Rabanetes
O meu primeiro cultivo caseiro foi de rabanetes, em um grande vaso. Embora eles sejam legumes de raízes, eles costumam tolerar muito bem a falta de sol. Existe uma variedade grande deles e tudo depende do seu gosto.
Espinafre
O alimento que dava força ao Popeye pode crescer facilmente com pouco sol e calor. Você deve plantá-lo a partir de sementes.
Acelga Suíça
Eis um vegetal belíssimo para ter na sua horta. Costuma ter folhas coloridas, o que o faz um ornamento para o seu espaço, além de uma deliciosa salada. Uma vantagem é que ela exige poucos cuidados para ser cultivada.
Dicas para Cultivar Vegetais
- Se o seu solo não for rico, você pode construir canteiros elevados com madeiras e preparar o seu solo para o plantio de legumes;
- Veja as nossas dicas para equilibrar o pH do solo;
- Enriqueça o seu solo com compostos e matéria orgânica;
- Utilize mangueiras de imersão para realizar a irrigação com equilíbrio e facilidade;
- Palha é um excelente composto orgânico para enriquecer solos pobres;
- Tenha o cuidado com as pragas. Mas saiba que nem todos os insetos presentes no seu quintal são prejudiciais. São apenas cerca de 3{c0f19fa40dfc07ccf6433a1f318c385ab22de9a8174d3838b54850183d92a23c} que vão estragar as suas colheitas são não exterminados;
- Fertilizantes podem ser uma boa pedida. Mas evite o excesso. Isso pode ser prejudicial para as plantas e o solo;
- Existem culturas que são chamadas culturas compatíveis. Elas economizam e otimizam o seu espaço. Alguns exemplos: feijão e abóbora, cebolas e rabanetes, alface e ervilha, etc.;
- Se você faz o plantio em locais com mobilidade, a sua vida fica muito mais fácil, como em casos que você deve salvar os seus tomates do frio, por exemplo;
- Se você costuma largar suas ferramentas de jardinagem no meio do jardim, pinte as alças com cores vivas para facilitar com que você as ache. Fiz isso e economizei um bom tempo de vida;
- Todo composto inserido ao solo exige um certo tempo para harmonizar com o solo. Portanto, faça a aplicação com pelo menos duas semanas de antecedência ao plantio;
- Alguns vegetais podem espantar pragas. São eles: alho, cebola e cebolinha. São boas pedidas para proteger o seu jardim dessas pragas indesejáveis;
- Em tempos de geadas, você pode proteger as suas plantas com garrafas pet;
- O cultivo de ervilha é muito melhor quando iniciado dentro de casa;
Você tem alguma duvida sobre o cultivo de legumes e vegetais na sombra? Deixe um comentário abaixo e os nossos especialistas vão te ajudar com todo o prazer!
Deixe uma resposta