21 Legumes e Vegetais que Você Pode Cultivar sem Sol na Sombra

Um guia completo de cultivo com o que há de melhor para você!

Publicado em e atualizado em: 04-12-2021 por Lory Aguiar

Para muitos vegetais, como os tomates, as pimentas e as abóboras, a incidência de luz solar é imprescindível. Todavia, se você mora em regiões com pouco sol ou seu jardim tem uma área vasta de sombra, você pode optar por cultivar alguns legumes que se adaptam bem a falta de sol.

No geral, legumes que costumam ser frutos ou raiz exigem incidência de luz solar. Já os legumes que são folhas, caules e brotos podem ser cultivados muito bem na sombra. Neste guia, você vai conferir uma lista dos melhores legumes para ser plantados sem sol.

Dessa forma, você pode otimizar o espaço do seu quintal, deixando os vegetais que exigem sol em regiões de sol e cultivando os que não exigem sol em regiões de sombra.

Rúcula

Rúcula
Rúcula

Eis um daqueles pratos que uns amam e outros odeiam. Com um sabor forte e aroma mais ainda, é um ótimo legume para ser cultivado na sombra, ainda que exija uma pequena de incidência de luz solar para o seu desenvolvimento completo. Ela é bem fácil de se cultivar e exige poucos cuidados.

Feijão

Feijão
Feijão

Plantar feijão é mais fácil do que parece. Além de exigir pouco esforço e trabalho, há uma variedade grande de feijões que suportam pouco sol. Outra vantagem é que eles costumam ocupar pouco espaço, otimizando o seu jardim. O ideal é plantá-los a partir de sementes.

Beterraba

Ainda que elas suportam o cultivo em regiões de sombra, elas costumam atingir tamanhos menores nessas circunstâncias. A grande vantagem é que elas exigem pouco espaço. A desvantagem é que devem ser regadas constantemente. Se isso for um árduo para você, evite plantá-las, pois elas exigem raízes bem úmidas para o seu desenvolvimento.

Brócolis

Brócolis
Brócolis

Eis um vegetal muito saudável, excelente para ser cultivado em casa e trazer para a mesa muitos nutrientes essenciais para um corpo saudável e uma mente sã. Ele exige poucos cuidados, precisando apenas ser regado até a colheita.

Couve de Bruxelas

Couve de Bruxelas
Couve de Bruxelas

Ainda que demora um bom tempo para se desenvolver, eis um vegetal bonito para se ter no jardim – o seu broto é lindo! A vantagem do couve de bruxelas é poder ser cultivado em regiões frias do país, como o sul. Leia sobre como cuidar da couve de bruxelas.

Couve-flor

Conhecido cientificamente como brassica oleracea, eis um dos legumes mais presentes na mesa do brasileiro. Ainda que ele tolere climas gelados, adapta-se melhor em regiões tropicais. A couve exige muitos cuidados, mas os benefícios de plantá-los são recompensadores – pois é uma delícia na mesa.

Agrião

Agrião
Agrião

Eis outro que uns amam e outros odeiam. A sua tolerância a sombra é imensa, podendo ser plantado na ausência total de sol. Seu amadurecimento costuma ser ágil, podendo ser acelerado com a umidificação do solo.

Alface

Alface
Alface

Eis uma das saladas mais populares no Brasil. Basta um bom tempero e um pouco de sal para o alface ornamentar nossos pratos. A grande vantagem do alface é que ele não exige incidência direta de luz solar e pode ser plantado em regiões mais frias. O sol, ao contrário de muitos legumes, pode acabar por queimar o alface.

Você vai gostar: Como Cultivar Alface

Ervilhas

Ervilhas
Ervilhas

O pai da genética, Mendel, desenrolou toda a sua teoria a partir da observação de plantações de ervilhas. De nome científico psum sativum, as ervilhas crescem muito bem em regiões de parcial sombra. O segredo do cultivo de ervilhas é o tempo. Você deve plantá-lo na hora certa e realizar a colheira antes dos meses mais quentes. Uma grande vantagem de cultivar ervilhas é o espaço, dado que em uma pequena região de terra é possível plantar muitas delas.

Rabanetes

O meu primeiro cultivo caseiro foi de rabanetes, em um grande vaso. Embora eles sejam legumes de raízes, eles costumam tolerar muito bem a falta de sol. Existe uma variedade grande deles e tudo depende do seu gosto.

Confira: Vegetais para Plantar no Frio

Espinafre

Espinafre
Espinafre

O alimento que dava força ao Popeye pode crescer facilmente com pouco sol e calor. Você deve plantá-lo a partir de sementes.

Acelga Suíça

Acelga Suíça
Acelga Suíça

Eis um vegetal belíssimo para ter na sua horta. Costuma ter folhas coloridas, o que o faz um ornamento para o seu espaço, além de uma deliciosa salada. Uma vantagem é que ela exige poucos cuidados para ser cultivada.

Dicas para Cultivar Vegetais 

  • Se o seu solo não for rico, você pode construir canteiros elevados com madeiras e preparar o seu solo para o plantio de legumes;
  • Veja as nossas dicas para equilibrar o pH do solo;
  • Enriqueça o seu solo com compostos e matéria orgânica;
  • Utilize mangueiras de imersão para realizar a irrigação com equilíbrio e facilidade;
  • Palha é um excelente composto orgânico para enriquecer solos pobres;
  • Tenha o cuidado com as pragas. Mas saiba que nem todos os insetos presentes no seu quintal são prejudiciais. São apenas cerca de que vão estragar as suas colheitas são não exterminados;
  • Fertilizantes podem ser uma boa pedida. Mas evite o excesso. Isso pode ser prejudicial para as plantas e o solo;
  • Existem culturas que são chamadas culturas compatíveis. Elas economizam e otimizam o seu espaço. Alguns exemplos: feijão e abóbora, cebolas e rabanetes, alface e ervilha, etc.;
  • Se você faz o plantio em locais com mobilidade, a sua vida fica muito mais fácil, como em casos que você deve salvar os seus tomates do frio, por exemplo;
  • Se você costuma largar suas ferramentas de jardinagem no meio do jardim, pinte as alças com cores vivas para facilitar com que você as ache. Fiz isso e economizei um bom tempo de vida;
  • Todo composto inserido ao solo exige um certo tempo para harmonizar com o solo. Portanto, faça a aplicação com pelo menos duas semanas de antecedência ao plantio;
  • Alguns vegetais podem espantar pragas. São eles: alho, cebola e cebolinha. São boas pedidas para proteger o seu jardim dessas pragas indesejáveis;
  • Em tempos de geadas, você pode proteger as suas plantas com garrafas pet;
  • O cultivo de ervilha é muito melhor quando iniciado dentro de casa.

Leia também: Como Cultivar Amendoins em Casa e Melhores Vegetais para Vasos

Você tem alguma duvida sobre o cultivo de legumes e vegetais na sombra? Deixe um comentário abaixo e os nossos especialistas vão te ajudar com todo o prazer!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 21 Legumes e Vegetais que Você Pode Cultivar sem Sol na Sombra. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “21 Legumes e Vegetais que Você Pode Cultivar sem Sol na Sombra”

  1. Olá gostei muito do vídeo. Quero dicas se posso plantar acelga Suíça em jardineira grande de cimento em quintal. Tenho cachorro grande entao NAO pide ser tóxica para ele . Obrig.pela atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.