9 Plantas Aquáticas para seu Lago ou Lagoa [Guia de Cultivo]

Quais os benefícios de adicionar plantas no seu lago? Quais as melhores plantas para adicionar? Guia Completo!

Nossos guias do Meu Verde Jardim geralmente se tratam de plantas terrestres. Mas se você tem um lago em casa, já pensou em buscar novas plantas aquáticas para cultivar. Nesse guia, você vai encontrar nove sugestões dessas plantas e algumas dicas para cultivá-las na sua casa.

Além de ornamentar o ambiente, as plantas aquáticas tornam a água mais saudável para a vida animal, muitas agindo como filtros naturais da água.

Plantas Aquaticas

Quais são os benefícios de adicionar plantas na sua lagoa? Confira:

  • As plantas melhoram a qualidade da água absorvendo amônio, nitratos, fosfatos e alguns metais prejudiciais ao ecossistema;
  • As plantas aquáticas podem servir de alimentação e abrigo para peixes e outros animais marinhos;
  • As plantas aquáticas atuam controlando a propagação de algas;
  • Elas atuam regulando o pH da água;
  • Elas também ajudam na manutenção da temperatura da água;
  • Por fim, elas filtram o oxigênio do tanque.
Tipos de Plantas Aquaticas

Existem quatro tipo de plantas aquáticas:

Plantas de Água ProfundaFincam raízes profundas, como nenúfares.
Plantas MarginaisTambém conhecidas como plantas pantanosas, são as mais fáceis de serem cultivadas em lagoas.
Plantas FlutuantesFiltram a água e proporcionam proteção térmica aos peixes.
Plantas OxigenizantesProduzem muito oxigênio.
Quatro tipos de plantas aquáticas

Conteúdo

Nove Plantas Aquáticas para Cultivar em Casa

Sem mais enrolações, vamos para a lista:

Alface d´água: eis uma planta encontrada por toda a américa. De aparência muito bonita, de um verde carnudo, exige poucos cuidados para ser cultivada; (leia também: Como Plantar Alface)

Salvínia: eis outra planta muito comum em território brasileiro que pode ser utilizada em lagos ou aquarismo. Ela é uma planta flutuante, que busca regiões de sol pleno. É preciso água doce para que ela se desenvolva;

Aguapé: das plantas ornamentais de lago, essa é uma das mais utilizadas em paisagismo. Ela é excelente para combinar, principalmente, com ambientes de peixes, uma vez que ela ajuda a neutralizar o pH da água;

Ninféria: também chamada popularmente de lírio da água, loto egípcio, lírio sagrado do nilo, entre outros nomes, eis uma bela planta aquática, da família da Numphaeaceae, uma família vasta de plantas aquáticas. De origem africana, a ninféa azul gera belas flores em tons de violeta;

Iris bandeira azul
Íris bandeira azul

Íris bandeira azul: se você gosta da íris, essa é a versão que vive em ambiente aquático. Com belas flores roxas azuladas, enche o ambiente com seu perfume atraindo polinizadores;

Agriao
Agrião

Agrião: eis uma planta excelente se você mora em ambientes mais frios, como o sul do Brasil. Ela vai adicionar um tom de verde uniforme ao seu jardim, como uma grama aquática;

Nenúfar: eis uma das mais belas flores aquáticas que você pode ter no seu jardim. Além de expelir um excelente aroma, tem um significado espiritual profundo. Para cultivar um nenúfar, você precisa de um solo rico e incidência direta de luz solar. A profundidade do solo deve ser pelo menos de seis pés;

Leia também: Flores que Atraem Beija Flores

Jacinto de Água: se você quiser adicionar um roxo ao seu lago, essa é a planta ideal. Ela atua controlando algas e oferecendo abrigo aos peixes menores.

Como Cultivar Plantas em Lago

Confira as perguntas mais frequentes sobre cultivo em água e as respectivas respostas para tirar todas as suas dúvidas:

Como cuidar de um jardim aquático?

Os cuidados são muito semelhantes a um jardim normal, com a diferença que deve ser pensado toda a sinergia do ecossistema para que funcione, principalmente se você tem peixes no seu lago. Os fertilizantes, o controle de ervas daninhas, a temperatura da água, o pH do solo, tudo deve ser pensado para cada tipo de vida que vai se fazer presente no seu jardim aquático.

Qual é a profundidade ideal da água?

A profundidade da água do lago deve ser compatível com cada tipo de planta que você for cultivar. Plantas maiores vão exigir pelo menos um metro de profundidade, enquanto plantas menores podem ser plantadas com até um pé.

Quais pragas podem atacar um jardim aquático?

Assim como um jardim condicional, diversas pragas podem parasitar as suas plantas. A solução, nesse caso, pode ir além de um pesticida aquático. Você pode controlar as pragas com peixes, uma das vantagens de um jardim aquático.

Quais os principais cuidados que devo ter com o meu lago?

Podemos citar alguns dos principais cuidados que você deve ter com o seu jardim aquático: 1) Nunca coloque as mãos no seu tanque sem antes lavar bem a sua mão e secar com papel toalha (evite toalhas de pano). 2) Coloque os seus peixes doentes em quarentena; 3) Utilize apenas substratos feitos para o ambiente aquático.

Quais são os benefícios de adicionar plantas a minha lagoa?

São muitos. Além dos benefícios estéticos por via de plantas ornamentais, a vegetação adicionada ajuda a filtrar o oxigênio do tanque, além de equilibrar o pH e colaborar para a harmonia ecológica do ambiente. As plantas também funciona servindo abrigo e alimento para alguns tipos de peixes. Por fim, existem evidências que elas auxiliam no equilíbrio térmico do ambiente.

Posso aplicar um fertilizante na minha lagoa?

Sim, especialmente se você desejar plantas vigorosas. Todavia, fertilizantes podem não ser saudáveis para alguns peixes. Lembre-se que tudo o que você fizer no seu lago deve ser feito pensando em todo o ecossistema e suas interações.

Qual planta aquática vista acima você já tem alguma experiência? Compartilhe com nossos leitores no ambiente de comentários!

lory aguiar
Atualizado em 09-07-2021 por Lory Aguiar

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 9 Plantas Aquáticas para seu Lago ou Lagoa [Guia de Cultivo]. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *