Qual é a Melhor Planta para Banheiro? Como Escolher e Cuidar!

Precisa de espécies de plantas que se adaptem ao ambiente úmido do banheiro? Veio ao lugar certo!

Publicado em e atualizado em: 17-02-2022 por Lory Aguiar

As plantas são excelentes formas de adicionar vida ao ambiente. Além disso, existem plantas com funções especiais, como aquelas que filtram o ar de poluentes. Mas para cada ambiente, uma espécie diferente é recomendada. Isso porque nossos cômodos são diferentes em termos de luz, circulação de ar, temperatura, umidade e etc.

plantas para banheiros

No guia de hoje do Meu Verde Jardim, trouxemos uma lista com as melhores plantas para plantar no banheiro.

Melhores plantas para banheiros

As plantas para banheiro devem reunir as seguintes característica:

  • Exigir pouca luz solar.
  • Suportar baixas temperaturas.
  • Se desenvolver em alta umidade.
  • Ter um porte adequado para o tamanho do seu banheiro.

Dracaena sanderiana

Dracaena sanderiana
Dracaena sanderiana 1
Dracaena sanderiana 2
Dracaena sanderiana 3
Nome científicoDracaena sanderiana
Nomes popularesbambu-da-sorte, dracena-fita, dracena-sanderiana
TipoPerene
OrigemÁfrica
Dracaena sanderiana

A dracaena abre a nossa lista por uma série de motivos diferentes. Primeiro, ela é muito acessível e esta disponível na maioria das boas lojas de plantas. Em segundo lugar, é muito fácil de se cultivar e exige pouca manutenção. Por fim, é uma excelente planta para ambientes de pouca luz.

A dracena sanderiana é uma planta de rápido crescimento. Devido a isso, você deverá podar a sua planta com frequência se desejar manter o tamanho sob controle.

Por ser uma planta que nativamente cresce abaixo de outras árvores, ela exige menos luz solar para ser cultivada, sendo ideal para banheiros e outros cômodos da sua casa que você gostaria de ter plantas mas tem poucas janelas.

Outro fato interessante é que por gostar muito de umidade pode ser cultivada diretamente na água.

Samambaias

Samambaia
Plantar Samambaia
Imagens de Samambaia
Fotos de Samambaia
Cuidados com Samambaia
Nome científicoMarattiopsida, Osmundopsida, Gleicheniopsida, Pteridopsida
Nomes popularesSamambaia
TipoPerene
OrigemBrasil
Samambaias

Existem muitas espécies diferentes de samambaias. Boa parte delas se adapta bem a ambientes de pouca luz. A samambaia é recomenda para banheiros espaçosos e com poucas janelas.

Por ser uma planta que gosta de umidade, ela pode ser plantada mais próxima ao chuveiro.

Diferente de flores, as samambaias se reproduzem através dos esporos encontrados nas folhas. Por conta disso, ela não precisa de polinizadores para se reproduzir.

Essas são as melhores espécies para serem cultivadas no banheiro:

  • Nephrolepis exaltata
  • Adiantum spp (leia também: Como Plantar Avenca)
  • Asplenium nidus
  • Pellaea rotundifolia

Filoendro

Filoendro
Filoendro 1
Filoendro 2
Nome científicoPhilodendron hederaceum
Nomes popularesFiloendro, Filodendro-brasil
TipoPerene
OrigemAmérica
Filoendro

Existem muitas espécies e variedades diferentes de filoendro. São plantas bonitas, que adicionam um verde intenso ao ambiente. Por ser semelhante a uma trepadeira, é uma planta perfeita para vasos suspensos no banheiro.

Na natureza, ela é uma planta epífita, o que significa que ele cresce sobre outras árvores, fixando suas raízes em troncos e rochas.

O problema é que alguns filoendros podem contar com oxalato de cálcio, que é uma substância tóxica quando entra em contato com as mucosas. Por conta disso, não é recomendado o plantio no interior caso você tenha crianças e animais de estimação.

Por ser uma planta que exige pouca luz solar, o filoendro é perfeito para todos os cômodos, como quartos, salas e escritórios (veja plantas para escritórios).

Jiboia

Jiboia
Jiboia 1
Jiboia 2
Nome científicoEpipremnum aureum
Nomes popularesJiboia
TipoPerene
OrigemAmérica
Jiboia

A joboia é uma planta muito utilizada no cultivo de interior. Suas folhas são grandes, num verde intenso e no formato de coração. Ela é apropriada se você busca por uma planta de pequeno porte que exige poucos cuidados para ser cultivada. Ela também conta com um “plus“: pode purificar o ar da sua casa, removendo poluentes que afetam a saúde da sua família.

Essa é uma planta que exige o solo sempre úmido para prosperar. Embora seja possível cultivá-la em sombra total, alguma quantidade de luz é sempre bem vinda. Por fim, saiba que todas as partes dessa planta são venenosas se ingeridas.

Eis uma planta bastante resistente a pragas e doenças, principalmente se cultivada no interior de casa.

Lírio da Paz

Lirio da Paz
Lirio da Paz 1
Lirio da Paz 2
Nome científicoSpathiphyllum wallisii
Nomes popularesLírio-da-paz, Bandeira-branca, Espatifilo
TipoPerene
OrigemColômbia e Venezuela
Jiboia

Não poderia faltar uma bela flor na nossa lista. Para isso, trouxemos a sugestão do lírio da paz, que é uma planta belíssima para ser cultivada no interior de casa. Além disso, tem um belo significado: representa a paz, como o nome sugere.

Por serem plantas que apreciam muito a umidade, são perfeitas para serem cultivadas no banheiro. Você deve certificar-se que o solo esteja sempre úmido.

Caso você tenha dificuldades com o florescimento, você deve posicioná-la em um ambiente em que ela receba mais luz. Os lírios da paz são perfeitos para se colocar próximo a uma janela, por exemplo.

Aloe Vera

Aloe Vera
Aloe Vera 1 1
Aloe Vera 3
Nome científicoAloe arborescens
Nomes popularesBabosa, Aloé, Aloé-candelabro, Aloé-do-natal, Babosa-de-arbusto, Caraguatá, Caraguatá-de-jardim, Erva-babosa, Erva-de-azebra
TipoPerene
OrigemÁfrica
Jiboia

Não poderia faltar uma suculenta em nossa lista. A Aloe Vera, também chamada popularmente como Babosa, é uma popular planta de interior cujo cultivo é bastante simples, indicada principalmente para iniciantes em jardinagem.

O gel extraído de suas folhas tem inúmeras aplicações medicinais, terapêuticas e até em tratamentos de beleza. Ela pode ser utilizada como pomada para picadas de insetos, feridas e queimaduras de sol.

A maior parte das variedades de babosa se desenvolvem bem em ambiente de pouca luz e muita umidade. Existem variedades pequenas para vasos pequenos e variedades maiores para vasos médios e grandes.

Leia também: Como Plantar Suculenta Zebra

Perguntas e Respostas sobre Plantas no Banheiro

Veja algumas dúvidas frequentes que os leitores do Meu Verde Jardim têm sobre plantas de banheiro:

Plantas podem viver sem luz no Banheiro?

A resposta é não. As plantas precisam de luz para fazer o processo de fotossíntese, que é fundamental a todas as plantas.

Como escolher uma planta para o banheiro?

Você deve escolher uma espécie que reúna as características mais aptas a se adaptar no ambiente do banheiro. Entre essas características, podemos citar plantas que conseguem se desenvolver com pouca luz do sol e em ambiente de alta umidade como características mais fundamentais. Dependendo do tamanho do seu banheiro, você também deve optar por plantas de pequeno porte. Por fim, se o seu banheiro for muito gelado, você deve optar por plantas que suportem baixas temperaturas.

Por que usar apenas plantas que gostam de umidade?

Devido aos chuveiros, banheiras e pias, os banheiros são locais naturalmente úmidos, que apresentam umidade do ar superior a outros lugares da casa.

Você ficou com alguma dúvida que não respondemos? Qual espécie de planta para decorar o banheiro você curtiu mais? Comente!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Qual é a Melhor Planta para Banheiro? Como Escolher e Cuidar!. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.