Como Plantar Veludo Roxo (Gynura aurantiaca) + Cuidados

Precisa de uma trepadeira para dar mais vida a sua casa? O veludo roxo pode ser a escolha perfeita!

Publicado em e atualizado em: 22-06-2021 por Lory Aguiar

O veludo roxo, também conhecido como planta veludo ou paixão roxa, é uma trepadeira muito exótica cujas suas folhas acompanham pequenos pelos que dão uma aparência rochosa para suas pontas. Quer aprender como plantar veludo roxo na sua casa? Confira nosso guia de jardinagem!

Como plantar Veludo roxo

Os pelinhos roxos presentes nessa planta dão uma aparência elegante de veludo, o que a faz ser chamada de veludo roxo em algumas regiões. Ela é uma planta popular no cultivo doméstico não só devido ao seu design ímpar quanto pelas baixas exigências de cuidados e manutenção.

cuidados com ginura

Como nem tudo são flores na vida, embora seja uma planta bonita e fácil de cuidar, ela conta com uma desvantagem. A planta pode desenvolver flores, que não chegam a serem feias, mas apresentam um odor que muitas pessoas não gostam. A solução é cortar os botões assim que aparecerem para prevenir o aparecimento das flores.

cuidados com veludo roxo

Gynura aurantiaca

Nome científicoGynura aurantiaca
Nomes popularesVeludo-roxo, Ginura, Planta-veludo, Paixão-roxa
FamíliaAsteraceae
TipoPerene
OrigemIndonésia
Ficha técnica e botânica do veludo roxo
flor ginura

Confira algumas das principais características da planta veludo:

  • Baixa manutenção.
  • Florescimento no inverno.
  • Flores vermelhas e laranjas.
  • Flores com odor desagradável.
  • Não tóxica.
fotos de ginura

Como Plantar Veludo Roxo

Veja alguns truques e dicas para cultivar veludo roxo na sua casa:

  • Como regar? Essa é uma planta muito sensível a irrigação excessiva, sob pena de causar podridão das raízes. Por conta desse ponto, é importante plantá-la em um solo com boa drenagem. No caso de faltar rega, as folhas começam a cair e ficam com aparência estranha. A frequência de rega ideal deve ser testada, uma vez que depende muito de quanto sol ela recebe e do tamanho da sua planta.
  • Onde plantar? O veludo roxo é uma planta que exige pouco sol para fazer fotossíntese. Ela é uma planta de sombra parcial, que pode ser cultivada em casa próxima a uma janela. A incidência direta de muitas horas de luz solar pode queimar suas sensíveis folhas. Se ela não receber luz do sol o suficiente, é fácil identificar através de uma aparência opaca que suas folhas vão ganhando. Também vale dizer que essa é uma planta de climas mais frios, sendo pouco tolerante ao calor.
  • Precisa fertilizar? Sim. Essa é uma planta que gosta de solos ricos em nutrientes. Um bom fertilizante pode fazer toda a diferença, principalmente na fase de plantio, onde pode ser aplicado de duas em duas semanas.
  • Qual é a umidade ideal? O veludo roxo é uma flor que exige uma umidade moderada a alta. Por conta disso, ela é uma excelente planta para cozinhas e banheiros. Caso você ache que ela esta muito seca, pode borrifar água da chuva em suas folhas – água da torneira pode conter cloro e outros elementos prejudiciais para a planta.
  • Preciso podar? Não é necessário podar o veludo roxo, embora possa ser uma forma de controlar o crescimento da planta, um vez que ela atinge tamanhos altos.
  • Preciso replantá-la? Essa planta pode durar cerca de três anos se bem cuidada quando cultivada como planta de interior. Na medida que ela vai envelhecendo, vai perdendo sua cor púrpura devido a opacidade que seus fios vão ganhando.
Fotos de Planta veludo

Pragas, Doenças e Podridão das Raízes

A planta veludo é suscetível a doenças, pragas e a podridão das raízes.

Quando as folhas ficam na cor marrom, significa que a planta esta sendo queimada. Essa queimadura pode ocorrer por dois motivos. Ou você esta fertilizando a planta com um fertilizante inadequado, ou ela esta recebendo muita luz solar – lembrando que é uma planta de sombra parcial.

Gynura aurantiaca

As pragas que podem parasitar o veludo roxo são as mesmas que costumam atacar plantas domésticas, incluindo pulgões, cochonilhas, moscas brancas e ácaros.

Gynura aurantiaca 1

Os ácaros de aranha são as pragas mais comuns que atingem essa planta. Eles podem passar despercebidos a olho nu devido ao seu tamanho microscópio. Além disso, eles costumam se esconder na parte de baixo das folhas. Um dos sintomas de que esta ocorrendo uma infestação de ácaros são pequenas manchas amarelas que podem surgir na superfície das folhas.

Imagens de Paixao roxa

Outro sinal de ácaros são teias semelhante a teias de aranha, que eles utilizam para se proteger e para criar ninhos onde colocam seus ovos.

Imagens de Planta veludo

Na medida que você perceber que ocorreu essa infestação, você deve levar a planta para fora de casa e lançar água de mangueira com pressão para remoção dos ácaros. Você pode repetir esse processo por alguns dias até remover completamente os insetos.

Paixao roxa

Outros métodos podem envolver o uso de inseticidas. Mas sempre procure por inseticidas seguros a humanos caso for utilizá-los dentro de casa. As melhores opções são aqueles naturais, que não utilizando tóxicos e químicos em suas composições.

Outro problema comum é a podridão das raízes, que pode ocorrer devido ao fato de que essa planta apresenta raízes finas e frágeis. O grande problema da podridão da raiz é que quando ela fica visível já é tarde. Os principais sinais incluem manchas marrons nas folhas e uma folhagem enrolada ou distorcida.

A principal solução é reduzir a frequência de rega.

Leia também: Como Cuidar do Escudo Persa

Planta veludo
Planta veludo 1
Planta veludo 2
pragas
veludo roxo

Fontes e Referências: [1][2]

Você ficou com dúvidas sobre o cultivo de veludo roxo? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Plantar Veludo Roxo (Gynura aurantiaca) + Cuidados. O Meu Verde Jardim estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

1 comentário em “Como Plantar Veludo Roxo (Gynura aurantiaca) + Cuidados”

  1. A dica de borrifar água nas folhas ou jogar um jato de água para eliminar os ácaros é absolutamente péssima. A planta vai ficar completamente destruída se você molhar as folhas, elas murcham e perdem a cor e o brilho e morrem. Não façam isso. Não molhem as plantas do veludo roxo, reguem o solo diretamente. Que dica mais irresponsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.