Como Plantar Usando Garrafa Pet? Veja o Passo a Passo!

Que tal reciclar e plantar matando dois coelhos com uma mesma cajadada? Vamos juntos aprender!

Publicado em e atualizado em: 29-01-2022 por Lory Aguiar

A arte de aprender como plantar com garrafa pet também é sinônimo de cuidado com o meio ambiente, já que a reutilização das embalagens pode trazer grandes benefícios para seu jardim.

Montar um jardim ou espaço para as plantas com material reciclável é uma verdadeira terapia, sendo o trabalho manual uma ativador de criatividade e apresenta uma sensação de prazer.

Diante disso, se você ainda não sabe como começar a usar aquelas garrafas pets de 2 litros ou menos, aqui neste post vamos apresentar várias ideias para reaproveitá-las.

O que posso cultivar em garrafa pet?

O Que Posso Cultivar Em Garrafa Pet

Cultivar plantas, vegetais, verduras e hortaliças é uma prática que tem se tornado comum nos dias de hoje, isto porque muita gente prefere um alimento mais natural, livre de agrotóxicos.

Além disso, cuidar da horta e do jardim traz muitos benefícios, entre eles ensinar as crianças a terem responsabilidade e conhecimentos sobre os alimentos.

Mesmo que você more em apartamento, um bom plano de decoração de ambiente pode facilitar o seu dia, ainda sim ajudar a cultivar algumas plantinhas.

Neste sentido, você poderá usar as garrafas pets substituindo vasos de plantas, ou para compor a sua horta vertical.

Flores para cultivar na garrafa pet

Flores Para Cultivar Na Garrafa Pet

Algumas flores necessitam de espaço para se reproduzirem, algumas delas podem morrer dentro da garrafa pet, outras sobrevivem e ficam ainda mais encantadoras em vasos feitos de pet.

As suculentas são plantas capazes de se adaptar muito bem em locais pequenos, por esse motivo, podem ser cultivadas em vasos de garrafa pet penduradas em um lindo jardim vertical.

Outra flor incrível e de fácil cultivo são as gérberas, que possuem cores variadas e harmonia para os ambientes que serão inseridas.

Uma planta que gosta de claridade é a bromélia, se adaptando aos pequenos espaços, sem precisar regas constantemente.

As fofinhas onze horas também são fáceis de cultivar em garrafas pets, além disso, suas mudas podem compor um lindo jardim suspenso em sua casa.

Outras espécies de plantas como as orquídeas, as pequenas trepadeiras como as minis jiboias e plantas peixinho também pode ser cultivadas.

Como Fazer Uma Horta de Garrafa Pet?

Como Fazer Uma Horta De Garrafa Pet

Uma ótima ideia para criar hortas sustentáveis e de fácil acesso é usando materiais como as garrafas pet, que também é uma forma econômica para quem deseja poupar.

A alface é uma verdura que se adapta bem aos ambientes, mesmo que você utilize as sementes na hora de plantar.

Pela sua fácil adaptação e cuidado simples, ela pode ser cultivada em garrafas pets, basta fazer pequenos furos na parte de baixo para escoar a água.

O espinafre possui folhas mais finas, não ocupando muito espaço dentro da garrafa, aliás ela tem um poder de renascer novamente, mesmo depois de suas folhas serem colhidas.

Os frutos como pepino salada, tomates cereja e morangos são ótimas opções para serem cultivadas na garrafa pet, possuindo um crescimento na forma vertical.

Os temperinhos estão sempre presentes nas melhores receitas, por esse motivo, as pessoas buscam cultivá-los em ambiente em sua casa.

Por serem fáceis de cultivar, os temperos como cebolinhas, alho, salsinha e coentro criam-se facilmente em pequenos espaços, fazendo presente em apartamentos e escritórios que não oferecem muita metragem para cultivar uma horta completa.

Além de todos os frutos e temperos, outras sugestões possíveis são cultivar batata-inglesa e batata-doce nos garrafões de água em material pet.

Como preparar a terra para plantar com garrafa pet

Como Preparar A Terra Para Plantar Com Garrafa Pet

A primeira etapa a se pensar a respeito de plantar em garrafa pet é onde ela será colocada, pois a maioria das plantas e hortaliças que se cultivam em pequenos espaços necessita de luz solar, não diretamente, mas em um ambiente iluminado.

Algumas plantinhas ou frutos como os morangos necessitam de serragem para ajudar em seu crescimento.

Os tomates cereja também necessitam de um suporte que promova seu crescimento, pois são plantas trepadeiras que se desenvolve nas alturas.

Ao determinar o espaço onde as sementes serão plantadas, é hora de preparar a terra para o plantio na garrafa.

Neste sentido, faça pequenos buracos na garrafa pet, de modo que a água venha escorrer e não acumular.

Posteriormente, misture um pouco de terra com areia para forrar a base da sua plantação, depois coloque as sementes e acrescente mais uma quantidade de terra sobre elas, não se esquecendo de regá-las depois.

Esse método vale para hortaliças, temperinhos e flores, mas sempre respeitando a quantidade de terra para não afogar seu cultivo. 

Horta vertical com garrafa pet

Horta Vertical

As hortas verticais são excelentes ideias para espaços pequenos, como fundo de quintal e para as pessoas que moram em apartamentos.

Sendo assim, além de serem práticas e por não ocupar muito espaço, as hortas com garrafa pet serão econômicas e amiga do consumo sustentável.

Contudo, neste tipo de projeto pode ser usado para cultivo de plantas e também temperos, conforme já vimos acima descrito neste artigo.

Agora, se você quer aprender o passo a passo para construção de uma horta de garrafa pet, então acompanhe todas as instruções abaixo.

Primeiro, vamos separar os materiais, você vai precisar de:

  • Garrafas pets de 2 e 1,5 litros;
  • Cordas de sisal ou de varal;
  • Tesoura;
  • Terra preta e em alguns casos um pouco de areia;
  • Mudinhas de verduras e hortaliças de sua preferência.

Dependendo seu espaço você pode usar uma quantidade de garrafas maiores, mais uma média de cinco unidades já se torna um bom começo.

A tampa da garrafa pet deve estar anexa à garrafa, pois assim garantirá que a terra permaneça dentro dela.

Passo a passo para montar horta vertical com garrafa pet

Horta Vertical 1

Depois de separar todo o material necessário, tenha um espaço hábil para fazer o seu projeto acontecer, conforme o tutorial abaixo.

  1. Primeiro é necessário lavar bem as garrafas pets, para reutilizá-la em sua horta vertical;

  2. Meça o centro da garrafa na parte vertical e corte a parte onde será plantada as hortaliças e verduras,

  3. Agora faça os furos para evacuar a água, de modo que ela escorra com lentidão. Por isso, abra furos pequenos para não deixar a terra sair do vaso de pet;

  4. Para amarrar as cordas, faça dois furos em cada lado da parte lateral onde foi aberta a garrafa para o plantio, se for preciso, aqueça uma faca para realizar os furos com precisão;

  5. É importante que seja feito dois furos assimétricos no fundo da garrafa, abrindo a possibilidade de passar as cordas entre eles;

  6. Neste momento, está na hora de passar a corda nos buracos da garrafa pet, formando uma espécie de escadinha;

  7. Após prender as garrafas com a corda, pendure no local desejado, usando um pedaço de madeira ou na própria parede;

  8. Depois de montar a estrutura, coloque a mistura de terra na garrafa pet e faça o plantio de suas sementes ou mudas selecionadas.

É importante que o local onde é colocado a horta vertical seja iluminado, não se esquecendo de regá-la quando necessário.

Horta Vertical 2

Em alguns casos, pode ser preciso com um tempo repor as garrafas pets da sua horta, por isso, faça o mesmo processo que ensinamos aqui neste post.

A ideia de plantar com garrafa pet pode ser uma ótima oportunidade de reutilizar materiais recicláveis, usando pouco recursos financeiros que trazem um resultado incrível.

Gostou das nossas dicas? Então comenta aqui embaixo se você já tinha ouvido falar desse tipo de plantio em garrafa pet.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.